Angle – Uma história ou trama que envolve 2 ou mais workers (normalmente envolvidos num feud) e que se pode estender ao longo de vários eventos.
Apron – O beiral do ringue, entre a sua borda e as cordas.
Arena – O edifício onde tem lugar um evento de wrestling.
Battle Royal – Um gimmick match em que muitos wrestlers iniciam o combate simultaneamente no interior do ringue, sendo eliminados se forem projetados sobre a corda superior do ringue e tocarem com os pés no ringside. O vencedor é o último wrestler a permanecer no ringue após todos os outros terem sido eliminados.
Bell – O sino que assinala o início e final de um combate. O seu toque é normalmente ordenado pelo árbitro.
Booker – O empregado da promoção encarregado de determinar a ordem e resultados dos combates e seguimentos de um evento.
Botch – Executar mal um golpe, muitas vezes resultando em lesão séria a si próprio ou ao adversário.
Blading – A auto-inflicção de cortes de forma a provocar o derramamento controlado de sangue durante um combate. Normalmente efetuada com lâminas ocultas na roupa do lutador ou nos adereços em torno do ringue.
Break Kayfabe – Desfazer o kayfabe através de atos ou palavras contrários aos gimmicks e angles em vigor na promoção. Pode ser intencional (Ex: uma entrevista de um lutador a um jornal, em que ele não desempenha o seu gimmick) ou acidental (Ex: lutadores que estão em feud serem vistos em alegre convívio). Ver também Kayfabe.
Cage Match – Gimmick Match disputado no interior de uma jaula metálica sem cobertura, e no qual a vitória só pode ser obtida saindo para o exterior da jaula, quer passando pela porta, quer trepando a parede da jaula e descendo pelo seu lado exterior. O vencedor é o primeiro wrestler a tocar no ringside.
Card - O conjunto de combates que constituem um evento de wrestling.
Count Out - Forma de acabar um combate, em que o lutador é derrotado por permanecer fora do ringue durante o tempo suficiente para o árbitro efetuar uma contagem até 20. Pode ser feito count out a vários wrestlers simultaneamente, se todos eles permanecerem fora do ringue durante esse tempo. Se um deles voltar ao interior do ringue, a contagem é recomeçada pelo árbitro.
Cruiserweight – Meio-pesado. Categoria de peso restringida a wrestlers que pesem um máximo de 190 libras (85,5 kg). Na prática, a implementação deste limite está sujeita no pro-wrestling às conveniências do roster, sendo possível um lutador um pouco mais pesado ser integrado na categoria de meios-pesados devido ao seu tamanho e/ou estilo de luta.
Dark Match – Um combate que não é transmitido durante um evento para a TV.
Double Team – Quando dois wrestlers, normalmente de uma tag team, efetuam golpes ou manobras em conjunto num adversário.
Draw – A capacidade de um worker para atrair audiências, dinheiro e publicidade para a promoção.
Extreme – Estilo de wrestling que coloca ênfase na execução de spots que envolvam grande risco físico.
Face – Personagem que desempenha o papel do bom-da-fita, puxando pelo entusiasmo do público e sendo leal e correto para os seus adversários.
Face Turn – Ver Turn.
Fall - O assinalar da vitória de um wrestler sobre outro, através de qualquer uma das formas admitidas no combate (pinfall, submissão, desqualificação, count out, etc.)
Feud – Uma rivalidade entre workers, tag teams ou facções.
Figure of Authority – Personagem desempenhado por um worker, que representa uma pessoa com responsabilidade e autoridade dentro da promoção – se bem que, na realidade, muitas vezes não a tenha, limitando-se a comunicar as decisões dos bookers e promotores.
Finisher – O golpe que um wrestler normalmente usa para terminar um combate.
Foreign Object – Qualquer objecto cujo uso não seja permitido pelas regras do combate.
Gimmick – O personagem desempenhado por um worker, e que o distingue dos restantes workers da promoção.
Gimmick Match – Qualquer combate com regras que fujam às de um combate normal de singulares ou tag teams.
Green – Um wrestler sem grande experiência de combate.
Heat – Reacção dos fãs à presença ou acções de um lutador, que tanto pode ser positiva (face heat) como negativa (heel heat).
Heel – Personagem que desempenha o papel de mau-da-fita, apresentando uma personalidade detestável, insultando os fãs, e utilizando tácticas ilegais e desleais para vencer os seus combates.
Heel Turn – Ver Turn.
House Show – Um evento de wrestling que não é transmitido na TV.
Job – Perder de propósito para o adversário.
Jobber – Wrestler cuja função é perder sistematicamente para todos os seus adversários, de forma a evidenciar o poder deles e contribuir para aumentar a sua notoriedade.
Kayfabe – Vem do “pig latin” para “fake”. É a ilusão dada aos marks de que os angles e gimmicks da promoção são reais, através de representação por parte dos workers. Ver também Break Kayfabe.
Kick Out – Quando um lutador evita o pinfall, levantando as espáduas do chão antes do árbitro chegar à contagem de três.
Kill – Anular um push ou forçar a perda de prestígio de um worker dentro da promoção, através de uma série de derrotas e de situações humilhantes.
Ladder Match – Um gimmick match em que a vitória só pode ser obtida obtendo a posse de um objecto suspenso sobre o ringue. Para atingir esse objecto, os wrestlers devem subir a escadotes colocados pela organização em torno ou por baixo do ringue. Nestes combates, é permitida a utilização dos escadotes como armas.
Lower Card – Segmento do roster composto de wrestlers que normalmente não são envolvidos na disputa de título, e que são geralmente utilizados para realizar jobs para outros wrestlers de maior renome. Ver também Midcard e Upper Card.
Lucha Libre – Nome dado ao wrestling nos países de língua espanhola, particularmente no México. Também é o nome dado ao estilo peculiar de luta da maior parte dos wrestlers provenientes do México, caracterizado por manobras aéreas e acrobáticas realizadas por lutadores leves.
Lutador – Ver Wrestler.
Main Event – O combate principal de um evento, que constitui o seu maior motivo de atracção, e que é normalmente apresentado em último lugar.
Main Eventer – Lutador envolvido na luta pelo título principal da promoção.
Manager – Um worker que desempenha o papel de agente ou treinador de um ou mais wrestlers.
Mark - Um espectador de wrestling que acredita que os angles e combates são reais, ignorando (por vezes intencionalmente) a natureza coreografada do espectáculo.
Mat - Tapete. A superfície do ringue de wrestling.
Match - Um combate de wrestling.
Mat Wrestling – Estilo de luta que se concentra na restrição da mobilidade do adversário, consistindo na realização de golpes que forcem o adversário a permanecer com as mãos e pés no mat e lhe restrinjam os movimentos, e em manobras de submissão que tomem partido desta situação. É o estilo de pro-wrestling mais próximo do wrestling amador.
Meio-Pesado – Ver Cruiserweight.
Midcard – Segmento do roster composto por wrestlers que não são propriamente jobbers, mas também não são envolvidos na luta pelo título principal da promoção. Se a promoção tem um título secundário, a sua disputa está normalmente a cargo de wrestlers deste segmento. Ver também Lower Card e Upper Card.
Near Fall – Quando um wrestler quase consegue a vitória por pinfall, libertando-se o adversário pouco antes da contagem de três por parte do árbitro.
No-Sell - Não manifestar, por descuido ou intencionalmente, dor ou atordoamento após manobras que, supostamente, deveriam provocar sofrimento. Ver também Sell.
Pay Per View (PPV) – Evento de wrestling transmitido através de TV paga. A transmissão deste evento é codificada, e é pedido aos telespectadores o pagamento de uma quantia à empresa de forma a obterem a descodificação da transmissão. Normalmente, o culminar dos angles e feuds é reservado para os eventos em PPV.
Pinfall - Forma de acabar um combate que consiste em manter o adversário com as espáduas assentadas no tapete, enquanto o árbitro efetua uma contagem até três.
Plant – Uma pessoa paga pela promoção para fingir que é um elemento do público, de forma a ser utilizado em angles.
Pop – Reação rápida do público ao aparecimento de um wrestler na arena, à execução de um golpe, ou à vitória de um wrestler num combate.
Post – O poste metálico existente em cada canto do ringue, e onde são fixadas as cordas e os turnbuckles.
PPV – Ver Pay Per View.
Promoção – Uma empresa que organiza e promove eventos de wrestling, contando com um roster de workers regulares. As promoções mais populares nos EUA são a WWE (World Wrestling Entertainment), a TNA (Total Non-Stop Action) e a RoH (Ring of Honor).
Promotion – Ver Promoção.
Promotor – O responsável máximo de uma promoção de wrestling, não aparecendo forçosamente em público como worker, mas realizando as decisões relativas ao rumo da empresa por detrás das cenas. Na WWE, é Vince McMahon.
Pro-Wrestling – Luta livre profissional. Um espectáculo onde atletas profissionais encenam combates de luta livre, de forma a contarem histórias sobre as suas rivalidades e suscitarem o entusiasmo e envolvimento do público.
Puroresu – A abreviatura usada no Japão para referir o pro-wrestling. É composta pelas 4 primeiras sílabas de “pro-wrestling”, na pronúncia japonesa.
Push - Uma série de vitórias ou um acréscimo de tempo de antena dado a um wrestler, de forma a melhorar o seu estatuto dentro da promoção.
Pyro – Fogo de artifício largado para assinalar a entrada ou vitória de um wrestler, ou o início de um evento.
Referee – O árbitro que fiscaliza um combate, determinando quando estão presentes as condições que terminam um combate, e tentando evitar jogo sujo por qualquer uma das partes envolvidas.
Rest Hold – Uma manobra estática de imobilização realizada com o intuito de possibilitar aos wrestlers envolvidos descansar um pouco no meio de um combate.
Ring – O ringue, a plataforma delimitada por cordas onde sucedem os combates.
Ring Apron – Ver Apron.
Ringside – A área em torno do ringue onde é reservada a circulação a workers.
Roid Monkey – Um wrestler cujo físico foi nitidamente obtido graças ao consumo de esteróides.
Roids – Abreviatura de esteróides.
Rope – A corda semi-elástica que delimita o ringue, estendida entre dois turnbuckles. Normalmente, existem três ropes em cada lado do ringue: top rope (corda superior), middle rope (corda do meio) e bottom rope (corda inferior).
Rope Break – Quando um lutador agarra ou encosta-se às cordas de forma a interromper uma contagem para pinfall ou uma manobra de submissão, já que pelas regras, estas formas de acabar um combate não podem acontecer com qualquer dos lutadores em contato com as cordas.
Roster – O elenco dos workers de uma promoção de wrestling.
Run-in - Quando um worker entra na arena expressamente para interferir num combate em progrsso.
Save – Quando um worker impede que outro, seu aliado, seja derrotado ou massacrado por adversários.
Screwjob – Um combate cujo resultado, por fatores externos ao booking, não vai ao encontro do que estava programado, normalmente prejudicando o lutador que era suposto vencer.
Sell – Dar a ilusão ao público da autenticidade dos golpes e manobras efetuadas no ringue, manifestando dor quando se recebem golpes e manobras de submissão, atordoamento após quedas, etc.
Shoot – Quando um worker efectua actos ou profere palavras que não estão no script, de forma a intencionalmente atingir ou magoar o seu adversário, por motivos pessoais que nada têm a ver com os angles em vigor na promoção.
Shoot Fight – Um combate a sério, sem script, e com intenção genuína de magoar o adversário.
Smark – Ver Smart.
Smart - Um fã de pro-wrestling que está ao corrente da natureza coreografada deste espectáculo e que sabe que os angles e feuds são representados.
Spot – Um momento ou manobra que marca um combate. Muitos wrestlers têm spots próprios que repetem em cada combate.
Squash – Um combate muito rápido em que um wrestler demonstra domínio total sobre o seu adversário.
Stable – Uma facção de três ou mais workers, unidos com um interesse comum ou para auto-proteção. Normalmente são heel.
Storyline – O script que descreve a forma como é implementado um angle.
Submission – Submissão. Forma de acabar um combate que consiste em forçar o adversário a desistir, através da execução de uma manobra que lhe provoque dor intensa e contínua ou que o leve à inconsciência, e da qual ele não tenha hipóteses de escapar. O wrestler a quem é aplicada esta manobra pode manifestar a sua intenção de desistir através de pancadas sucessivas no tapete (tap out), ou caso não tenha hipótese de o fazer, dizê-lo ao árbitro. Caso o submisso fique inconsciente, o árbitro deve confirmá-lo verificando que ele é incapaz de manter os seus membros suspensos no ar por três vezes seguidas.
Suplex – Categoria de golpes que têm a comum a projeção do corpo do adversário para trás, passando por cima do corpo do executante.
Tag – Toque feito por um wrestler no ringue ao seu companheiro de tag team do lado de fora das cordas, de forma a assinalar que vai trocar de lugar com este.
Tag Rope – Corda atada ao top turnbuckle durante os combates de tag teams. Um wrestler que recebe a tag deve estar segurarando esta corda ao mesmo tempo, para que a tag seja considerada legal pelo árbitro. Em combates entre duas tag teams, as tag ropes estão posicionadas em cantos opostos do ringue.
Tag Team – Uma equipe de dois, ou excepcionalmente mais wrestlers (dependendo das estipulações do combate), que participam num combate de wrestling revezando-se. Enquanto um dos elementos luta no interior do ringue, os outros aguardam a tag no apron.
Tapete – Ver Mat.
Tap Out – A resposta de um wrestler a quem é aplicada uma manobra de submissão, indicando ao árbitro que pretende abandonar o combate. Consiste em bater algumas vezes seguidas com a mão no tapete.
Turn – Uma mudança de alinhamento de um worker, de face para heel (heel turn) ou de heel para face (face turn).
Turnbuckle – Os vértices do ringue, onde duas ropes se encontram, sendo o ponto de encontro protegido por uma almofada. Normalmente, existem três turnbuckles em cada canto do ringue, de cima para baixo: top turnbuckle, middle turnbuckle e bottom turnbuckle.
Tweener – Um personagem que não é face nem heel.
Undercard – Ver Lower Card.
Upper Card – Segmento do roster composto pelos wrestlers de maior renome e aos quais são dados os maiores pushes, incluindo-se neste segmento os main eventers. O nome é devido ao fato dos seus nomes serem normalmente mostrados em primeiro lugar nos materiais promocionais que anunciam o card de um evento. Ver também Lower Card e Midcard.
Valet – Acompanhante de um wrestler, normalmente do sexo feminino, permanecendo ao lado do ringue durante os combates. Normalmente, valets não são wrestlers.
Work – Qualquer acontecimento ou ato realizado por workers no contexto do espectáculo do wrestling e dos seus angles e storylines; O contrário de Shoot.
Worker – Trabalhador numa promoção de wrestling. Termo normalmente utilizado exclusivamente para as pessoas que fazem parte do espectáculo (wrestlers, valets, managers, authority figures, etc), excluindo o pessoal de bastidores.
Wrestler – Um lutador de wrestling. Termo usado para todos os workers que participam como lutadores em combates.
0 Comentários