The World of Pro-wrestling : Israel



Procurando bem todo país tem um vestígio de pro-wrestling.. Foi seguindo essa teoria que veio a ideia de criar esse quadro.

The World of Pro-wrestling é o mais novo quadro semanal onde  mostraremos como é o pro-wrestling em países que muitos nem imaginavam que tinha o pro-wrestling em sua cultura, fugindo das fronteiras dos EUA,México e Japão onde o show é mais conhecido por nós.
E iniciando, o país escolhido é ISRAEL. 







Confesso a todos que pra mim foi uma surpresa saber da existência de uma federação de pro-wrestling com um público considerável em Israel, e até gostei de alguns combates que vi.

O pro-wrestling em Israel começou a ficar popular nos anos 50, um wrestler chamado Rafael Halperin, apelidado por “Mr Israel” fazia fama na América em um dos primórdios da WWE, a federação Wrestling Capitol de Vince McMahon Sr.



Nos anos 60  ele retornou a Israel, onde começou a popularizar o  pro-wrestling por lá.
Durante os anos 80 e 90, as federações Americanas NWA,WCCW,WWF  fizeram tours bem sucedidas pelo país, onde causou um grande impacto na cultura Israelense.

Atualmente, o pro-wrestling  local não é tão popular em Israel como era antigamente, porém sobrevive e  tem uma boa notoriedade , bem maior se comparado ao Brasil. 

A principal federação em atividade se chama Israeli pro-wrestling Association (IPWA) que existe desde 2003, e já recebeu lendas como Bret Hart, Kevin Von Erich e Tatanka .E o público varia de lugar pra lugar, de 100 até 1500 pessoas.







Tanto a WWE quanto a TNA mostram interesse em realizar House Shows no país e fazer teste com wrestlers Israelenses, mas as relações sempre foram complicadas, se intensificando  mais ainda com os conflitos de Israelenses vs Palestinos, causando assim uma insegurança por parte das federações Americanas em fazer um tour pelo país.

No youtube podemos encontrar vários vídeos da federação IPWA.

Tatanka na IPWA.


   




Um pouco dos wrestlers Israelenses: 




Bom pessoal, espero que tenham gostado, até a próxima edição. 


Rafael Alves 

Postar um comentário

0 Comentários