Mais uma edição do quadro semanal The World of Pro-wrestling. Clique em leia mais para acompanhar a postagem.
Todos já conhecem a lucha libre Mexicana, um show acrobático, com mascaras coloridas e com vários golpes que desafiam as leis da gravidade. Na Bolívia tem um show de lucha libre parecido, porém com suas peculiaridades. Apesar de ter a participação dos homens, são as mulheres que dominam o espetáculo.
Las Cholas ou Cholitas, são as profissionais da lucha libre Boliviana. Mulheres com trajes típicos e que muitas vezes enfrentam os homens, proporcionando diversão e entretenimento para uma multidão que chega até 6 mil pessoas.
A maioria dos luchadores e das Cholitas , não vivem dos ringues. São pessoas da classe trabalhadora com descendência indígena, e tem a lucha libre como uma segunda identidade ou um Hobbie.
Uma das principais federações se chama LIDER (Luchadores Indepiendente de Enorme Riesgo ) que faz shows por todo o país, além de receber com frequência lutadores de outros países.
As Cholas fazem combates independentemente de uma federação. Não se sabe ao certo quando começou a tradição das Cholas no país, mas são consideradas um patrimônio cultural da Bolívia, fazem apresentações em lugares públicos, além de se apresentar na embaixada do país e no Exterior em locais de comunidade Boliviana (até no Brasil).
Cholas no programa do Ratinho.
Jaider Lee, astro da Lucha Libre Bolivia, considerado por muitos o melhor do país:
Cholas em ação:
Espero que tenham gostado. Até Semana que vem.
Rafael Alves.
0 Comentários