The world of pro-wrestling : Coreia do Norte.






A Coreia do Norte é mais conhecida pelo seu duro regime de governo , leis severas que chegam a violar os direitos humanos, grande adoração ao seu ditador (atualmente Kim Jong-un) e o clima de hostilidade com a vizinha Coreia do Sul. 

É meio difícil imaginar que em um país com tantas divergências políticas e censuras por parte do governo, onde a maioria das pessoas  são proibidas até de acessar a internet e ligar para outros paises, saibam o que é o pro-wrestling.  No entanto foi lá onde ocorreu um dos maiores eventos de pro-wrestling que o mundo já viu. 

No ano de 1995, um ano após a morte do ditador Kim II Sun, uma crise nuclear estava prestes a estourar e assim iniciar uma guerra com outros países. Após um ano de luto, a ultima coisa que poderia se esperar era um evento de pro-wrestling. E foi o que realmente aconteceu.

Um festival em nome da paz e da amizade, organizado pelo WWE Hall of Fame, Antonio Inoki,na época dono da NJPW e político no Japão que vinha promovendo eventos em países em guerra, utilizou da sua popularidade na Coreia do Norte que foi obtida por ser aluno do wrestler Coreano Rikidozan (presente na foto do nosso quadro),  e convenceu o recém ditador  Kim Jong II sobre os benefícios do tal evento. 


O Festival chamado Collision in Korea da NJPW em parceria com a WCW, entrou para a história como o maior evento de pro-wrestling de todos os tempos, com  150.000 pessoas no 1º dia e 190.000 no 2º dia,  lotando o Rungrado May Day Stadium, que só é utilizado em eventos especiais como o aniversário do ditador e poucos jogos de futebol.


 (Rungrado May Day Stadium)

O evento contava com a presença da lenda do Boxe, Muhammad Ali, e no combate principal Antonio Inoki vs Ric Flair, além de astros como Wild Pegasus (Chris Benoit),Yuji Nagata,Road Warrior Hawk entre outros... Era presente um clima de insegurança pelos wrestlers americanos e japoneses, já que estrangeiros não eram bem vindos no país, porém tudo ocorreu bem. 

O evento Collision in Korea também foi um dos maiores eventos de diplomacia esportiva, perdendo apenas para a Copa do mundo e Olimpiadas. 
Apesar de não ter sido cumprida a promessa de 'paz e amizade', serviu para criar um mínimo laço de paz da Coreia do Norte com o Japão e Estados Unidos, antes inexistente, amenizando a possível ameaça nuclear .

Pro-wrestling atualmente.

Atualmente a Coreia do Norte continua a receber eventos de pro-wrestling organizados por Antonio Inoki em sua federação IGF, não com o mesmo público do passado, mas ainda é bem aceito até mesmo pelo ditador  (o ditador falecido e também o atual) que é fã de pro-wrestling e amigo intimo de Antonio Inoki.

Vídeos Collision in Korea:




Espero que tenham gostado. Até semana que vem!

Rafael Alves.

Postar um comentário

0 Comentários