Imaginem como seria se o pro-wrestling não fosse tudo pré-determinado... E se os wrestlers não seguissem um roteiro, e os golpes não fossem modelados para diminuir os danos causados?
Seguindo essa ideia que em 1984 surgiu uma federação pioneira no Japão, a chamada UWF/ UWFI.
Universal Wrestling Federation
Um grupo de pro-wrestlers japoneses dos anos 70, que incluía Satoru Sayama, Akira Maeda,Nobuhiko Takada, Yoshiaki Fujiwara, entre outros, por serem praticantes de artes marciais, resolveram incorporar técnicas mais realistas ao pro-wrestling, incluindo submissão e kickboxing.
Essa reformulação criou um novo estilo de luta, chamado Shoot Wrestling (ou Shooting como preferir) que é utilizado até os dias de hoje. E assim viram a necessidade de criar uma empresa só para esse estilo , mesclar pro-wrestling com artes marciais, e eis o surgimento da UWF.
No inicio, apenas o estilo Shoot era presente na empresa. Com o passar do tempo novos estilos foram apresentados, e assim acabou virando um torneio de artes marciais com resultados pré determinados.
Regras simples foram impostas, não existia Pin, os resultados eram definidos por Knockout ou submissão,de inicio não tinha seleção de peso, por isso vemos muitos combates "Davi vs Golias" nessa época, e algumas lutas continham contagem de pontos.
Por causa da economia japonesa da época, a UWF decretou falência em 1990.
Nobuhiko Takada criou a UWFI que durou 5 anos, e que depois extinguiu-se, mas foi o pontapé inicial de uma outra empresa que ficou famosa no mundo todo, o Pride Fighting Championships
Famosos pro-wrestlers e lutadores de MMA que já competiram na UWF.
MMA: Ken Shamrock , Dan Severn. Kazushi Sakuraba "O caçador de Gracies",entre outros...
Pro-wrestling : Satoru Sayama, Koji Kanemoto, Yuji Nagata, Big Van Vader, Bam Bam Bigelow entre outros..
Bom pessoal, espero que tenham gostado dessa matéria. Ainda falta muito o que falar, e se fizer sucesso darei continuidade. Quando algum UFC poser falar mau de pro-wrestling na sua frente, mostre essa matéria para ele, assim quem sabe ele aprenda um pouco mais rsrsrsrs...
Até a próxima
RAFAEL ALVES
4 Comentários