Matéria - Montreal Screwjob

Um evento marcante na história do pro-wrestling mundial, e um dos fatos mais controversos que até hoje muitos não conseguem explicar, este foi o Montreal Screwjob, confira clicando na continuação do post.


O QUE REALMENTE FOI O MONTREAL SCREWJOB?
O Montreal Screwjob foi um acontecimento REAL, durante o WWE PPV Survivor Séries, mais precisamente no dia 9 de novembro de 1997. Em uma luta entre "The Heartbreak Kid" Shawn Michaels VS Bret "The Hitman" Hart, em que o chairman (Vince Mcmahon), teria enganado Bret, sendo que ele deveria ter vencido a luta (segundo o booking). Uma reunião secreta antes da luta pré-determinada que iria ser finalizada com Bret hart revertendo o finisher (sharpshooter na época do ocorrido) de HBK, foi realizada com Shawn Michaels e o árbitro do combate, Earl Hebner.
Depois de uma mudança de ideias na cabeça de Vince Mcmahon, ele ordenou com que o árbitro soasse o gongo antes da reversão de Hart, fazendo com que ele perdesse, lembrando que essa luta foi realizada em Montreal, Canadá.
Bret Hart ficou enfurecido após o combate que foi manipulado, cuspindo para fora do ringue em cima de Vince, logo após nos bastidores Bret Hart agrediu Vince machucando gravemente o queixo do mesmo (isto fora das câmeras).
O fato foi tão sério na época, que fez com que Bret Hart fosse lutar na maior rival da WWF, a World Championship Wrestling (WCW)...

POR QUE VINCE MCMAHON PRÁTICOU TAL ATO?

Bret Hart estava com contrato com a World Wrestling Federation, onde teve a proposta de renová-lo por 20 anos. Porém, não chegou a assinar o contrato na época. Passaram meses e nem um tipo de manifestação por parte de Vince McMahon, dono da WWF. O pior disto foi que Bret deixou de lado um contrato com a maior rival da WWF, a World Championship Wrestling, no qual iria faturar cerca de 25 milhões de dólares.
Mr. McMahon então entra em contato com Bret Hart e de uma forma surpreendente, diz que o acordo seria cancelado. Tudo isto, porque a WWF estava perto da falência em decorrência da grave crise financeira, e o seu contrato era praticamente inútil para a empresa naquela situação.
O mais estranho ainda é que Bret era naquela altura campeão da WWF , durante cerca de 14 anos, Bret dava audiências à federação e era líder em publicidade.
Para tratar da negociação, Vince pede então a Hart que entre em contato com o General Manager da WCW, Eric Bischoff. Essa foi uma atitude desesperada de Vince, que estava praticamente falido. Mas com isto, poderia   se recuperar financeiramente e contratar lutadores talentosos a preço mais baixo.
Eric Bischoff, queria agilizar de qualquer maneira a contratação de Hart. Bret não queria prejudicar a WWF que estava em uma situação delicada. Eric lhe deu um prazo de cerca de 2 meses para resolver problemas pendentes (como o seu título mundial)…

DIAS ANTES DO PPV
Em tal situação, Bret Hart deveria abandonar o WWF Championship. Mcmahon não tinha muitas de qual lutador por como novo campeão. Pois Stone Cold Steve Austin estava lesionado, o único wrestler que restou foi ele... Shawn Michaels. Essa luta teria que acontecer o mais rápido possível, no Survivor Series, evento que iria ser realizado na terra natal de Bret, o Canadá. Bret automaticamente recusou a idéia de Vince, pois ele não queria ser humilhado em sua terra natal. Ao que parecia, Vince tinha aceitado o fato de Bret não perder no ppv, mas sim no Raw seguinte.

NO DIA DO PPV
Vince, com medo de que Bret não cumprisse com sua palavra, pressionou-o o máximo para que ele perdesse para Shawn Michaels no ppv. Então Bret disse que se perdesse no ppv, o personagem "hitman" estaria praticamente acabado. Vince Mcmahon se calou, porem não aceitou as palavras de Bret. A duas horas da luta, Bret conversou com Vince, mas prevenido, levou um microfone escondido. Então foi quando Vince disse que a luta terminaria em draw (empate), Michaels aplicaria o sharpshooter, Hart iria então fazer a reversão, soaria o gongo e The Hart Foundation e D-Generation X se enfrentariam no ringue.

DURANTE A LUTA
A música de Michaels tocou e ele foi extremamente vaiado, pois tinha fraca popularidade no Canadá. Logo veio muito ovacionado Bret Hart, que todos esperavam derrotar HBK.
O combate foi muito fraco em si. Mereciam ser desqualificados sem dúvida alguma e Vince fazia de tudo para que não fossem.
Após, Vince McMahon executa o seu plano secreto: no ringue, Michaels aplica o Sharpshooter e do nada, sem que tivesse tempo para reverter, ouve-se o soar do gongo. Michaels derrota Hart e é o novo WWF Champion.
No final: McMahon traíu Bret Hart. Shawn Michaels ficou tão surpreendido que ficou parado, e o árbitro foi a correr para a limusine, para não ser alvo de objetos.
Após a luta, Bret levanta-se, insulta e cospe em McMahon. Nisto, entram em cena Jack Brisco (assessor de McMahon) e Triple H (amigo de Shawn Michaels e membro da D-Generation X). Brisco ordena a Michaels que abandone o ringue e festeje com o título.
McMahon refugia-se no seu gabinete e tranca-se lá dentro acompanhado de seu filho, Shane McMahon.
Michaels recusa ir para a limusine e insiste em falar com Bret nos vestiários: Atitude de Homem! Nisto, os membros da The Hart Foundation entram no ringue e tentam convencer Bret a retornar aos vestiários.
Bret estava com muita raiva e quebrava tudo que via pela frente. Ele apanha uma bandeira, grita e gesticula de modo a formar as siglas W-C-W. O público percebeu tudo que se passou e despede-se do seu ídolo, que vai para a World Championship Wrestling.
Chegado aos vestiários, Bret tenta invadir o escritório de McMahon, mas é segurado por British Bulldog e Owen.
McMahon queria falar com Hart, mas este não queria vê-lo. Mesmo assim, McMahon dirigiu-se ao vestiário de Hart, acompanhado de Shane McMahon (filho e assessor), Sgt. Slaughter (ex-lutador, agora oficial da empresa), Jack Brisco (ex-lutador e diretor da empresa) e Pat Patterson (diretor responsável pelas relações dos lutadores com a direção).
Após um tempo, Bret dá um soco em McMahon. Este cai redondo no chão e perde os sentidos. No momento da queda, Jack Brisco tentou segurar McMahon. O pé de Vince embate com violência num banco e fratura o tornozelo. O soco foi muito violento que partiu o queixo de McMahon e fraturou o braço de Hart.

MOMENTO EM QUE SHAWN MICHAELS TENTA CONVERSAR COM BRET HART NOS VESTIÁRIOS.
Além disso, o Montreal Screwjob foi um dos principais marcos do início da tão famosa Attitude Era, no período em que a WWF estava falindo e a WCW liderando audiência de maneira disparada...

CONCLUSÃO
Para você que nunca viu este famoso combate, e está curioso para ver, assista-o abaixo:

VÍDEO



lt; ABRAÇO A TODOS

CLEITON PEREIRA

Postar um comentário

3 Comentários

vitor hugo disse…
vince fdp :s...
foi uma tentativa de salvar a WWF da falencia?
BLW BOSS disse…
na verdade não Sávio... porem foi um dos topicos para o inicio da attitude era