Dicionário ilustrado- Pro-wrestling.




Alguns fãs de primeira viagem acabam se perdendo sem saber o significado dos termos frequentemente usados em conversas sobre pro-wrestling. Pegarei os termos mais utilizados para assim ninguém ficar perdido com esse guia.Clique em  mais informações 


Babyface: o wrestler considerado o mocinho da história, o Herói. 



Backyard wrestling: o ato de executar manobras de wrestling ou fazer combates como hobbie e não como profissão, normalmente feito por adolescentes sem preparação nem conhecimentos suficientes para tal, podendo acontecer acidentes muito facilmente.



Brawler: Este é o estilo usado pelos "briguentos", ou seja, quem usa este estilo baseia seu move-set em ataques diretos, ao invés de técnicas de agarrar. o Brawler mais comum, realiza socos e chutes fortes mais alguns não tão fortes,geralmente eles usam algum golpes fortes como Suplex ou Powerslam,usam bons Clotheslines,e sempre baseiam o combate em Socos,Chutes,Derrubadas e Pisoteios,com brutalidade sempre.



Blading: ato de se cortar a si mesmo para sangrar mais facilmente. Normalmente é feito no decorrer do combate, na cabeça para que seja mais fácil aos wrestlers sangrarem e darem um ar mais real à situação.



Booker: pessoa encarregada de criar feuds, angles e de marcar os combates. Pertencente à equipe criativa da empresa.

Botch: um movimento que saiu torto ou falhou





Catchphrase: uma frase que é repetida nas promos e entrevistas para fazer o público reagir.




Extreme wrestling: um estilo de wrestling baseado em manobras arriscadas e ataques com armas.



(Five Star) Match: um combate perfeito. Não só o melhor combate do ano como um dos melhores combates da história.
 Great Sasuke vs Wild Pegasus (Chris Benoit) Super Jcup 1994 Final.



Gaijin: um trabalhador estrangeiro que trabalha numa empresa japonesa de wrestling. Stan Hansen ao centro, um dos gaijin mais populares da história.

Gimmick: o único traço que define a identidade de um wrestler. Pode também se referir ao equipamento do wrestler.


HardcoreEste é o estilo dado àqueles que se baseam no Hardcore wrestling. É o estilo de quem luta com a ajuda de objetos de qualquer tipo. São acostumados a pular de alturas enormes, se lançar contra mesas...


High Flyer:Este é o estilo utilizado pelos lutadores que preferem usar golpes consistentes em saltar, utilizar as cordas, dar chutes com mais frequência, etc. Utilizadores deste estilo utilizam de velocidade, saltos e golpes "voadores" para conseguir a vitória. O luchadores (wrestlers do México) usam esse estilo em sua grande maioria.



Heel: O vilão anti herói da história.



Indy: diminutivo para “promoção independente”, referindo-se a um grupo de wrestling que é pequeno e não pode competir a nível nacional.




 Junior: Denominação dada á wrestlers com menos de 100 KG pelas federações Japonesas.


Jobber: um wrestler que tem como função primária e principal perder para wrestlers mais 
conhecidos.




Kayfabe: termo usado para descrever a ilusão de que o Wrestling Professional não é montado. Uma situação pré determinada  que é encarada como autêntica onde os wrestlers competem ou fazem algo como se não estivesse nada combinado.



Kick out: quando um wrestler se safa de um pin ao levantar as costas ou ombros normalmente um instante antes do 3.(ex: 1, 2 and he kicks out).

    

 Lucha libre: Wrestling Profissional Mexicano. Usado para descrever o estilo mexicano de wrestling que consiste essencialmente em manobras acrobáticas aéreas.





Main eventer: um wrestler que está lutando pelo título mundial, ou um wrestler que participa em main events, estando o título em jogo ou não.



Mark: um fã que acredita que tudo o que se passa no wrestling professional é real.



Mic skills: a arte de bem falar ao microfone.
Midcarder: um midcarder é um wrestler que luta em combates a meio da tabela.


Promo: uma entrevista promocional. Normalmente inclui uma entrevista dentro do ringue ou então (se for televisionado) um encontro entre dois wrestler no “backstage” para desenvolver uma storyline ou feud.





Power House: Estilo utilizado por wrestlers gigantes,gordos ou musculosos, onde exalta mais a força e menos a técnica de ringue


Puroresu: Diminutivo da pronuncia pro-wrestling em japonês. ("purofesshonaru resuringu"), Segue um estilo que  costuma ser parecido com as Artes Marciais Mistas e é mais agressivo que o wrestling Americano.




Push: quando um wrestler ganha popularidade por uma série de vitórias programadas pelos “bookers” e tem maior exposição. Por exemplo, um “push” acontece quando um wrestler consegue vencer outros de qualidade superior, pois a equipe criativa da promoção pretende que este wrestler tenha maior notoriedade.

Rudo: um wrestler mexicano “heel”.



Sell: reagir aos ataques do oponente de maneira a dar a idéia de que os movimentos e manobras que estão sendo utilizadas com bastante força, sugerindo a dor de quem está sofrendo a manobra.


Sports Entertainment: um termo utilizado pela WWE para diferenciar o seu produto do Wrestling Professional tradicional em ordem para receber mais atenção e audiências por parte de uma maior falange de pessoas que podem ver wrestling misturado com storylines e com diversos elementos culturais.




Spot: Um movimento planejado

Spot monkey: um wrestler que é capaz de fazer spots incríveis e pouco mais do que isso.
 Jack Evans 


Squash: um combate que só tem um wrestler que ataca e que acaba rapidamente.
 Daniel Bryan vs Sheamus WM 28. Poucos segundos.

Stable: um grupo de wrestlers ligados. (Ex: The Shield ,NWO, etc.)
Turn: quando um wrestler desenvolve uma nova “gimmick”, normalmente passando de “face” para “heel” ou vice-versa.






Postar um comentário

1 Comentários

Frank Castle disse…
Ô pessoal do blw por favor vcs podereão falar sobre o cristian eu qria saber cade ele q num aparece mais onde ele foi ta machucado? postem alguma informação sobre ele! agradeço.